A democratização das ferramentas gerenciais

A democratização das ferramentas gerenciais

Se antes o conhecimento da ciência da gestão empresarial ficava restrito a universidade, grandes eventos e em livros de Kotler, Ballou e outros mestres do pensamento empresarial sistêmico, a chegada da Era Digital abriu caminho, como um corte em uma densa mata, para que a população interessada obtenha créditos no acesso de ferramentas gerenciais gratuitas através da internet.

A universidade como palco principal da ilustração da verdade pela utilização da metodologia científica se torna um suplemento neste processo, não mais como fonte única do conhecimento, agora como um grande espaço de networking e ampliação do conhecimento. Pessoas, através da rede mundial de computadores, adquirem a informação, estudam autodidatamente e retiram conclusões próprias criando organizações a partir do processo empreendedorial aprendido.

O pai do marketing, Philip Kotler, assim como o pai da logística empresarial, Ronald H. Ballou, dentro do escopo científico acadêmico para ambas áreas da administração, foram e são grandes influenciadores no campo das boas maneiras da gestão empresarial. Criadores de ferramentas, empacotadores de procedimentos, explicadores de conceitos técnicos e introdutores de métodos, impactantes no tempo de longo prazo, eram acessíveis em bibliotecas públicas ou por discentes das universidades e alunos do ensino técnico. Dificilmente as suas técnicas eram difundidas indiretamente na sociedade interessada e que estava fora do meio. Com a Era Digital, a explosão das startups e da participação das pessoas no processo industrial, a notável mudança pode ser vista no número de views and leads nos portais do ramo, para não prolongar na citação de outros índices e aferições.

A Era Digital caracteriza principalmente pelo fácil acesso não somente da informação, mas também da criação. Possibilita que a imaginação seja explorada e transformada em realidade por meio de telas ao toque do dedo. Daí, entre outros entrantes, têm-se as ferramentas gerenciais online, as chamadas plataformas digitais destinadas para vários fins; seja em big data (grande fonte de dados reunidos análise), seja em contato com outras pessoas (redes sociais), seja para conteúdos exclusivos (cursos onlines), seja para gerenciar projetos. São ferramentas populares e gratuitas acessíveis para aqueles interessados e pesquisadores do tema.

Deixe um comentário

Nome
E-mail
Site
Comentário

Loading...