A PRÓXIMA FASE DOS CARROS ELÉTRICOS

A PRÓXIMA FASE DOS CARROS ELÉTRICOS

Neste artigo você viu que os carros elétricos estão se tornando populares mesmo não sendo uma tecnologia tão recente. Parece que agora sim, de vez, é algo sem volta frente ao método de empuxo por combustão. É certo que as vendas assim como a produção em massa está no início. Eles possuem as desvantagens para viagens longas visto sua relativa baixa capacidade de autonomia das baterias. É um ponto evolutivo, em breve será resolvido.

Para além dessa nova fase dos veículos elétricos – EVs-  que passou de um método de transporte alternativo, está ocorrendo o desenvolvimento de uma novíssima fase para esses veículos.  No artigo anterior você também observou a existência das subcategorias da energia renovável. A chamada Renovável por processo mecânico de transformação forçada – MTF e pelo processo de aproveitamento natural do movimento – ANM. Ambas são limpas, porém não condiz em as duas serem absolutamente não agressivas ao meio ambiente. A categoria processual ANM leva em consideração a agressividade mínima ao meio inserido, enquanto a existência executiva da categoria processual MTF implica em causar danos sócios-ambientais fixos.

Maiores explicações e exemplos completos acompanhados de uma galeria de usinas modernas em funcionamento estão dispostos no artigo anterior. Vamos retomar sobre a novíssima fase dos veículos elétricos já passando alguns do estágio de protótipos conceituais. É o exemplo do Toyota Prius versão solar. Isso mesmo, a novíssima fase dos carros elétricos trata-se de carros eletrificados à base de Renovável ANM!

A versão solar do Prius está em teste

Empresas startups de países desenvolvidos voltadas à mobilidade urbana sustentável iniciaram projetos semelhantes em seus locais de origem, é o caso da holandesa Lightyear, com seu projeto em financiamento Lightyear One. Os carros autônomos e solares é o futuro. O presente é o carro elétrico. A matriz energética global limpa em crescimento exponencial não é tendência, é o presente. A existência de projeto único na capilaridade logística de energia em países emergentes como o Brasil já era para ser conscientemente relevante na sociedade.

O EV solar de luxo deve ter o preço inicial em € 149.000

Os veículos solares obviamente se expande para além dos carros, podemos citar projetos de ônibus urbanos movidos a energia renovável ANM com eficiência dos painéis aprimorados em 20% comparado ao hoje utilizados. Todos outros testes de ônibus alternativos, como os movidos a lixo orgânico, são todos muito bem vindos a este novo momento da história da humanidade que se inicia.

Nem todos os carros serão 100% solares como hoje não são os 100% elétricos, montadoras usufruirão da tecnologia como complemento das estações de cargas quando estas não estarão próximas e até mesmo para aumentar o tempo de autonomia das baterias. Lembra da desvantagem hoje dos EVs? No caso da Hyundai ela decidiu que a próxima geração do Sonata colocará a energia ANM em favor de suprir o gasto energético provocado pelo ar-condicionado.

Já a startup Alemã Sono aposta no compacto solar Sion pra lá de VW Up!, tem sua estreia marcada para o primeiro semestre de 2020. Esse pode ser o primeiro de case de sucesso dessa novíssima fase dos carros elétricos, aposta de consultores do setor. Preço acessível para os europeus e completamente multimídia, possui placas solares até nas portas, o número de pedidos ultrapassa os 5.000.

Protótipos do sedã com a tecnologia estão em testes na Coreia do Sul

Bem provável que os valores dos EVs caiam substancialmente nos próximos 5 anos, a produção dos à combustão já estão proibidos em alguns países assim como sua comercialização em alguns meses; no Brasil, o estado de Pernambuco cessou a entrada desses futuros veículos jurássicos na ilha Fernando de Noronha. A próxima fase dos veículos elétricos não está distante.  Aguardemos os próximos passos da indústria.

Continua.

Deixe um comentário

Nome
E-mail
Site
Comentário

Loading...