Blog

A INDÚSTRIA DO CACAU BAIANO E O GOVERNO FEDERAL

A agricultura brasileira é subsidiada e incentivada pelo Estado, a própria formação econômica do Brasil demonstra a exploração dos recursos naturais e adiante a policultura no sistema fragmentado de plantation financiado pelo Estado. Nos dias atuais este modo de relação permanece e o mercado do cacau não é uma exceção. Neste artigo será retratado uma breve linha do tempo dentro…

Continue

CRISE CLIMÁTICA OU INSENSATEZ POLÍTICA?

Onde estão aqueles que pressionaram tanto o governo brasileiro na crise incendiária da floresta Amazônica em 2019?O que estamos presenciando na Austrália é um desastre, este sim natural, 7x maior do que ocorreu no Brasil.São mais de 60 mil km quadrados e crescendo de áreas florestais atingidas, enquanto no Brasil naquele período foi de 9 mil km quadrados. Para se…

Continue

OS BANCOS ESTÃO COMO EMISSORAS DE TV ASSIM COMO AS FINTECHS ESTÃO PARA AS PLATAFORMAS STREAMING

Os primeiros possuem uma cartela de milhões de clientes e telespectadores consolidados; o segundo está em exponencial crescimento e com captação viciante de assinantes, internautas e consumidores de crédito. Os hábitos da forma como se adquire conteúdo e se relaciona com empresas está mudando, um novo capitalismo surge no início da segunda década do século 21, é um processo lógico,…

Continue

CUIDEM DA AMAZÔNIA E RESOLVAM O FRACASSO DA INDÚSTRIA

A selva Amazônica, protagonista mundial deste mês e pauta principal em reunião do G7, provocada pela pressão de fazendeiros e mineradores salientes pelo Dia do Fogo, agoniza a dura pena. Na ausência de um governo capaz de dialogar com os diversos agentes econômicos, dando razão prévia para os exploradores, os desmatamentos e as consequências ficam exacerbadas dando vetor de sobra…

Continue

CONSELHO DE MEDICINA PIORA SITUAÇÃO DA SAÚDE NO BRASIL

No ano passado o Conselho Federal de Medicina – CFM publicou no Diário Oficial da União uma norma protocolando a retirada de divulgação dos valores promocionais cobrados em clínicas populares assim como a proibição de anúncios publicitários no ramo, alegando que para evitar que o paciente (cliente) confunda o serviço médico (produto) com comércio. Assim, sendo expressamente proibido a divulgação…

Continue

QUEM FORMA A OPINIÃO PÚBLICA

Muitas vezes a opinião pública é traga como argumento para fortificar achismos, considerações e conclusões acerca de certas determinações políticas, artísticas e de cunho pessoal. Longe da opinião pública ser democrática, é filtrada em dois grandes grupos sociais. A formação da opinião pública é constituída pela força midiática, conglomerados de comunicação, e também é formada pela academia científica, pelos resultados…

Continue

O BRASIL COMO COLONIZADOR EFETIVO: UMA ÓTICA GLOBALIZATÓRIA DO PERÍODO COLONIAL

Nesses tempos de re-volta as discussões acerca do golpe/revolução/mudança de poder/regime/ditadura a partir do dia 31 de março de 1964, caibamos retornar a civilização primária brasileira após a inserção do homem branco no continente latino-americano e no Brasil. Vamos fazer uma imersão deste contexto alinhado à economia política dos séculos da Era Moderna no mundo. 1.     INTRODUÇÃO Este presente artigo…

Continue



Responsabilidade da autoria de Daniel Xavier. Reprodução mediante autorização.

Loading...