Ideia x Projeto empresarial

Ideia x Projeto empresarial

É comum empreendedores anunciarem, vezes pelo entusiasmo, vezes pela incompletude do marketing sob o ideia, de que têm bons projetos guardados, prontos para serem empreendidos. O poder persuasivo é intenso. A sonho é grande. Mas será mesmo que há um projeto empresarial com todos os planos, planejamentos, estratégias ou se trata apenas de uma ideia com sua auréola retumbante?

A ideia é um pensamento, uma imaginação distante da realidade, um desejo de mudança sem ação. Apenas uma vontade de melhoramento de certo estado. Ela vem de dentro e fica dentro de ti; e enquanto não for acionada e exposta, apenas estará se abrilhantando tomado pela paixão ideática sem ação. Sim, claro, a maioria dos projetos empresariais começaram com uma ideia, ou como queiram chamar de sacada, insight, aprendizado, lição, alta performance, experiência. O ponto de partida dessas ferramentas pessoais são  i d e i a s, pensamentos imaginativos de aprimoramento para certo processo, objeto, comunidade, desenvolvimento pessoal, e tantas infinitas possibilidades.

A visão do empreendedor gerada é provinda da capacidade de enxergar oportunidades, mas também da potência de sua criatividade. O que o diferencia em relação aos ideáticos, como chamaremos aqueles que começam e param na imaginação, é justamente, aliado as atitudes empreendedoras necessárias, de pôr para o prático aquilo que ele idealizou. Neste momento, é imprescindível haver um projeto empresarial de transição de sua ideia à sua retirada do papel. Um momento de tensão, atenção, disciplina, coragem, frustações, recomeços e principalmente, resiliência. A capacidade de cair e levantar quantas vezes forem necessárias.

Um projeto empresarial bem feito é aquele capaz de lidar com a realidade e com as competências do proponente, o empreendedor. Mas afinal, o que é um projeto? Vamos começar do começo.

Um projeto tem como principal característica um início, meio e fim cronologicamente planejados, disposto de um objetivo smart e entregas de trabalho/execução dentro de prazos afim de cumprir a proposta da organização/empreendedor como todo. Envolve os 3Ps: pessoas, processos e pressão. Pode se tratar basicamente de qualquer atividade, dentre elas, a empresarial. Está aí: projeto..empresarial. O conceito é aplicado a criação, desenvolvimento, expansão, e reestruturação de empresas.

Percebe como um projeto empresarial é bem mais complexo do que uma ideia? Está certo em dizer que a ideia vem de uma série de elementos introspectivos que demanda tempo, conhecimento, leitura, experiências, etc.; a questão está em que a ideia permanece na caixola, e mesmo que venha ser compartilhada com um grupo de pessoas, e estas não realizarem nada, vai permanecer em, agora sim, em mais caixolas. Um projeto empresarial é fundamental para a saída desta. É um marco executivo, empreendedor em sua essência, para a realização, construção e fundação de uma empresa. A ideia sem um projeto NÃO funciona. Uma ideia com uma boa execução e flexibilização, Always – sempre.

Deixe um comentário

Nome
E-mail
Site
Comentário

Loading...