O QUE É UMA VENDA?

O QUE É UMA VENDA?

Primeiro a gente precisa refletir sobre o compromisso. O pré-requisito da venda é o compromisso. Responda para você as seguintes perguntas e somente após isso continue a ler esse artigo.

O que eu faço hoje?

O que eu quero fazer amanhã?

O que eu já fiz que me ajudou a está onde estou agora?

Qual é o motivo de fazer o que você está fazendo?

Quanto tempo você já investiu no seu progresso pessoal?

Onde você estava ao se predispor a fazer o que está fazendo?

Qual a sua profissão ou o seu desejo profissional?

Compromisso é uma ação verbalizada por uma ou mais partes. Essa ação em um processo de venda obrigatoriamente envolve mais do que 1 parte, isto é, não envolve somente você. Por isto, antes de se comprometer a uma atividade pela qual você necessariamente vende, seja seu tempo, seu serviço, seu produto ou conhecimento, tenha bastante claro as respostas destas perguntas. As perguntas são para você assim também como as respostas. Responda, reflita e continue lendo aqui.

Bom, imagino que você já tenha respondido e refletido consigo 🙂 Você se comprometeu a fazer isso? Se a gente não é capaz de se comprometer a fazer algo para nós, imagine para outros. Afinal, por que temos tanto MEDO de se comprometer, de marcar um compromisso? Porque você tem medo que o outro entenda que é VENDA.  Detalhe: ele já sabe desde o início que se trata de um VENDA.

Ué?  Mas O que é uma venda?

Sabe aquela imagem estereotipada da troca da maça pela moeda, ou da maleta pelo contrato? Venda é mais do que uma troca do dinheiro pelo produto. Não tem que ter medo. Venda não é oferecimento, não é uma troca fria, é entendimento, é relação. Temos medo de ser rejeitado. Ser rejeitado seja no trabalho árduo de uma construção de um relacionamento qualquer, seja no mal tratamento, seja na insegurança – daí entra o emocional – seja no não no final do atendimento, da entrevista. Qual é o seu medo?

A vontade de ganhar tem que ser superior a vontade de perder 😮

O medo de vender, na real é ter o medo de ser rejeitado, pois vender é relação humana, é uma troca de experiências, é um aprendizado técnico, comportamental e psicológico; ele, tem que ser menor, beem menor do que a vontade ganhar. Escolha o que você quer ganhar 😉 

Pode ser um objetivo pontual, um objetivo mínimo, pode ser aquele sonho de viajar pra onde você quiser, pode ser um produto eletrônico que você queira ou algum serviço desejado, pode ser ajuda para sua família, pode ser o seu futuro e da sua família, seus pais, seus avós, que você preenche com qualidade de vida.   

Escolha o que você quer ganhar e siga esse objetivo. Esse objetivo tem que ser maior do que a vontade de perder. Quando você paralisa por medo de ser rejeitado, você está perdendo :/ Ele é maior do que você quer ganhar?  

Por que temos medo de ser rejeitados? É característica do ser humano. Ninguém gosta de ser excluído, ou de sentir excluído, as pessoas querem fazer parte de um grupo, de uma organização. Tem gente que aceita entrar em grupos, locais, eventos, instituições, ideologias, somente para se sentir pertencente, ter o sentimento de pertencimento, de posse. No final das contas ele quer acesso, poder, comunicação, networking. 

O medo da rejeição também acontece por razões particulares de cada um. É preciso se autoconhecer para identificar e entender essas razões. Procurar profissionais e conteúdos qualificados ajudam bastante. O trabalho do profissional psicanalista, do coach e de um mentor, de livros da ciência social e da psicologia humana pode ser fundamental para seu entendimento e evolução deste aspecto. 

Mas então, qual é a moral da história? Já descobriu?

Empreender é Vender. Vender é Empreender. Empreender é Relacionar. É a fusão do aspecto técnico e comportamental com o desejo de geração de valor para a sua comunidade.

Você já Empreende de verdade? Deixa nos comentários para registrar!

Deixe um comentário

Nome
E-mail
Site
Comentário

Loading...