SUSTENTABILIDADE E A LOGÍSTICA REVERSA

SUSTENTABILIDADE E A LOGÍSTICA REVERSA

 

Aquecimento global, desenvolvimento sustentável, contaminação das águas e solos, são assuntos corriqueiros nos debates sociológicos, ambientais e políticos por todo o mundo. Todos ligados no aspecto ambiental e da perpetuação da espécie humana.

O desenvolvimento sustentável, o teu conceito, como a própria teoria diz, é desenvolver o meio social, a comunidade, as organizações, as empresas, os países, para crescer e desenvolver sustentavelmente, isto é, sem prejudicar o presente preservando o futuro. É explorar com consciência de que terão muitas gerações ainda que virão habitar o planeta.

Aquecimento global é outra teoria bastante discutida e difundida na academia. Por um breve período de tempo ela esteve estagnada no sentido de ser intocada como verdade absoluta, deixando países tomarem ações imediatas e a médio prazo para diminuir danos. No entanto, atualmente se encontra em debate global com os principais líderes e cientistas mundiais contestando sua veracidade e possíveis consequências. Basicamente, a teoria concerne que a Terra tem um ciclo congelado e de derretimento, por um espaço de tempo o planeta fica em um estado congelado, e por outro, o organismo fica intensivamente quente provocando o degelo dos polos. O aquecimento global entra como objeto de aceleração deste processo na expansão da Camada de Ozônio causada por altas taxas de poluição.

A contaminação das águas e solos não é teoria, porém é um problema muito grave e de rápida consequências danosas para o meio ambiente. A contaminação pode surgir por diversos fatores, entre eles estão o uso dos agrotóxicos, poluição ambiental, descarte inadequado de materiais e os lixões brasileiros. Água contaminada é sinônimo de vida orgânica e peixes mortos, se não, espaço aquático comprometido gravemente. O uso do solo contaminado, pode danificar uma floresta inteira bem como uma comunidade de pessoas inteira, pois suas consequências envolve a redução de fertilidade do solo e o aumento de sua erodibilidade.

IMPACTOS LOGÍSTICOS

Em breves palavras, o aquecimento global pode mudar a dinâmica de como faz a logística, seus pontos, suas cadeias e comunicação, seu transporte com uso de combustíveis menos poluidores. Rapidamente ressaltando, a teoria do desenvolvimento sustentável leva conceitos da logística verde e da logística reversa estarem em primeiro plano nos planejamentos anuais das empresas e governos. Em um patamar jamais alcançado antes.

A contaminação dos solos e águas dentro da logística pode dificultar o transporte e distribuição nos locais previstos para acontecerem. Como exemplo vamos citar a implantação de um CD (Centro de distribuição) em uma determinada área, mas por conta dela ter sido danificada com o má uso do solo, teve de ser modificado o local, aumentando o custo do projeto e maior tempo; no mesmo sentido, podemos citar o modal de transporte aquaviário diminuído pelo mesmo motivo do exemplo anterior. Deixá-lo limitado.

A logística pode utilizar a sustentabilidade para otimizar sua gestão

 

O termo sustentabilidade surgiu da preocupação com o meio ambiente e assim adotar atitudes no cotidiano que sejam menos agressivas ao planeta. Atualmente, o tipo mais conhecido de sustentabilidade é a ambiental, consistindo na manutenção de sustentação dos ecossistemas. Para isso, são empregadas algumas atitudes como fazer o uso de poucos ou nenhum recurso que agrida diretamente a natureza, optar por transportes coletivos ou bicicletas, entre outros.

Outro tipo de sustentabilidade é a social, que preza por uma vida mais equilibrada envolvendo de forma harmônica todas as camadas sociais existentes, proporcionando acesso à cultura, à educação e à renda a todos os cidadãos. Já devido à crise financeira, certos setores empresariais implantaram a sustentabilidade empresarial visando uma melhora financeira e estima no mercado. Nesse sentido, ela deve adotar atitudes éticas, práticas que visem seu crescimento econômico sem agredir o meio ambiente e também colaborar para o desenvolvimento da sociedade.

A sustentabilidade cultural, por sua vez, tem como intuito reconhecer e considerar a diversidade dos costumes e tradições de um povo, como sua língua, formas de produção agrícola, crenças, práticas de saúde. Há ainda a sustentabilidade espacial, caracterizada pelo equilíbrio entre o rural e o urbano e as migrações. Além disso, ela busca a adoção de práticas mais ecologicamente corretas no meio agrícola e a desconcentração das metrópoles, entre outros tipos.

5 Comentários

  • Trackback: A empresa sustentável – Daniel Xavier
  • Trackback: LIBERDADE: NÃO NASCEMOS COM ELA – Daniel Xavier
  • Total Finanz Erfahrungsbericht von Petra S.
    28 de fevereiro de 2019 09:41 0Likes

    Wonderful blog! I found it while browsing on Yahoo News. Do you
    have any tips on how to get listed in Yahoo News?
    I’ve been trying for a while but I never seem to
    get there! Cheers

  • Olive
    3 de março de 2019 13:04 0Likes

    Nice blog here!Also your website loads up very fast! What web host are
    you using? Can Iget your affiliate link to your host? I wish my web site loaded up as fast as yours lol

  • clinica estetica
    1 de novembro de 2019 16:14 0Likes

    I was curious if you ever thought of changing the layout of your blog?
    Its very well written; I love what youve got to say. But maybe you could
    a little more in the way of content so people could connect with
    it better. Youve got an awful lot of text for only having 1 or
    two images. Maybe you could space it out better?

Deixe um comentário

Nome
E-mail
Site
Comentário

Loading...